GEOTECNIA E GEOLOGIA

Campanha de investigações Geológico-Geotécnicas e campanha de Ensaios Laboratoriais

Supervisão e acompanhamento da campanha desde a sua fase inicial de programação até a fase de conclusão, através de análise, compilação e interpretação dos resultados, passando pela especificação dos tipos de sondagens (adequadas para cada tipo de estudo).

Monitoramento Geotécnico

São realizadas atividades de planejamento, especificação, supervisão e acompanhamento da execução da campanha. Incluem-se monitoramento através de piezômetros, medidores de nível d’água, inclinômetros, tassômetros e marcos superficiais. Incluem-se nesta atividade análise, compilação e interpretação dos resultados;

Estudos e Caracterização Geral de Fundação

Subsidiado pelas campanhas de investigações geológico/ geotécnicas são realizadas caracterizações gerais da fundação, com apresentação dos mais adequados tipos de fundação para as diversas estruturas civis e obras de terraplanagem.

Estudo de Disposição de Rejeitos

Desenvolvimento de estudos e projetos de disposição de rejeitos incluindo empilhamentos em geral e barragens de maciços de terra para diversas finalidades, desde a acumulação de água para geração de energia ou abastecimento até barragens de finalidade de controle ambiental, inclusive o estudo de bacias de contenção de resíduos sólidos.

Estabilidade de Taludes

Desenvolvimento de estudos ligados à estabilidade de taludes das cavas de mineração, tanto em rocha como em solo, bem como de taludes de outras estruturas anexas à mineração, tais como taludes de ferrovias e projetos de infraestrutura de terraplanagem.

Mapeamento Geológico de Superfície

Atividade realizada por profissional especializado em mapeamento de superfície com a elaboração de mapas e descrições geológicas da área. Também inclui o acompanhamento, supervisão e gerenciamento de grandes campanhas de investigações geológico-geotécnicas;

Elaboração de Plano de Segurança de Barragens

Desenvolvimento de todas as atividades relacionadas à gestão da segurança de barragens, pilhas de estéril e aterros sanitários. O sistema de gestão de segurança desenvolvido inclui:

  • Avaliação das condições de segurança das estruturas, diagnóstico e identificação dos fatores de risco;
  • Caracterização das ações requeridas para a reabilitação e adequação da segurança;
  • Elaboração de plano de ação para reabilitação;
  • Elaboração de planos de monitoramento, manuais de inspeção de segurança e manuais de operação com as rotinas operacionais requeridas;
  • Operação dos sistemas de instrumentação, execução de leituras, relatório de leituras e avaliação de desempenho;
  • Auditoria técnica de segurança de barragens, pilhas e aterros sanitários;
  • Formulação e implantação de sistemas de gestão de risco;
  • Elaboração do Plano de Segurança de Barragens (PSB) e Plano de Ação Emergencial (PAE).